Segundo revela a enquete, a maioria dos entrevistados na Itália (69%) e Alemanha (60%), bem como 47% dos franceses, não acham que a Rússia esteja planejando organizar uma invasão contra a Polônia ou países do Báltico. Este ponto de vista é próprio, principalmente, dos representantes da geração mais velha e com ensino superior. A pesquisa revela uma correlação bastante clara entre o nível de educação e a inclinação de acreditar em uma alegada "agressão russa" — por exemplo, 54% dos franceses com estudos superiores não concordaram com a questão colocada, contra 42% dos franceses com mais baixo nível de instrução.
Nos EUA e no Reino Unido, pelo contrário, a maioria dos respondentes considera este cenário como provável (55% e 43% respetivamente), sendo que entre os americanos que responderam positivamente a maioria era apoiadora do Partido Democrata. Vale destacar que nestes países, a correlação é outra: pessoas com ensino superior são mais inclinados a responder positivamente.
Em junho de 2016, a OTAN, sob pretexto de se proteger da alegada "agressão russa", anunciou a instalação de 4 batalhões na Letônia, Lituânia, Estônia e Polônia. Moscou, por sua vez, sublinhou repetidas vezes que a Rússia nunca atacaria nenhum dos países da Aliança. Segundo tem frisado o chanceler russo Sergei Lavrov, a OTAN sabe disso perfeitamente, mais aproveita o pretexto para colocar mais tropas junto às fronteiras russas.
O que é a Sputnik-Opinião?
É um projeto internacional de estudo da opinião pública que foi posto em prática a partir de janeiro de 2015. As conhecidas empresas Populus, forsa e IFop são parceiras do projeto. No quadro da Sputnik-Opinião são realizadas regularmente pesquisas em vários países da Europa e dos EUA sobre os temas sociais e políticos de maior atualidade.
A Sputnik é uma agência de notícias e rádio com representações e redações multimídia em dezenas de países. A Sputnik inclui sites (34 ao todo), emissões rádio analógicas e digitais, aplicativos para celular e páginas nas redes sociais. As feeds de notícias da Sputnik aparecem 24 horas em inglês, árabe, espanhol e chinês.