O Qatar hospeda a principal base militar dos EUA no Oriente Médio. Segundo informa o jornal Hill, mais de 11 mil militares dos EUA e dos países da coalizão internacional estão estacionados na base aérea de Al-Udeid no Qatar.
"A base aérea — é um ótimo seguro que protege de qualquer pressão adicional. Talvez alguém no Congresso [norte-americano] deva se manifestar durante as audiências ou simplesmente dizer: Se calhar vale a pena considerar [possibilidade] da sua transferência?", o Hill cita as palavras do embaixador.
"Se quiser ser honesto, nesse caso acho que a razão para não tomar medidas em relação ao Qatar é a base aérea", afirmou Yousef Al-Otaiba.
No dia 5 de junho, a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Egito e o Bahrein romperam as relações diplomáticas com o Qatar, acusando o país de apoiar o terrorismo e de interferir nos assuntos internos dos países árabes. O rompimento foi seguido pelas Maldivas, Maurícias e Mauritânia. Senegal, Niger e Chade convocaram os seus embaixadores de Doha. Jordânia e Djibouti reduziram as atividades das suas representações diplomáticas no país.