Gorbachev responde a recentes críticas de Putin, chamando-as de 'injustas'

© Sputnik / Ramil Sitdikov / Acessar o banco de imagensEx-presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev
Ex-presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev - Sputnik Brasil
Nos siga no
O ex-presidente da URSS Mikhail Gorbachev qualificou como “injustas” as declarações do líder russo, Vladimir Putin, de que ele não se tinha preocupado com a expansão da OTAN para leste, informa o portal russo.

Presidente da Rùssia, Vladimir Putin - Sputnik Brasil
Putin: Rússia responderá todas as ações da OTAN adequadamente
De acordo com Gorbachev, a Aliança Atlântica aumentou sua presença na Europa em 2000, quando já não era presidente. O político indicou que, até julho de 1991, havia dois blocos político-militares, a OTAN e o Pacto de Varsóvia, que incluía os Estados socialistas do Bloco do Leste, exceto a Iugoslávia.

"Naquelas condições era impossível discuti-lo de ponto de vista jurídico", precisou Gorbachev, citado pelo portal Lenta.ru, em resposta às palavras de Putin pronunciadas durante a entrevista com o cineasta americano Oliver Stone.

Nesta conversa, o presidente russo afirmou que Gorbachev "cometeu um erro" ao não firmar um acordo com os EUA e a OTAN com o fim de manter a fronteira oriental da Aliança dentro dos limites da República Democrática Alemã. Ao mesmo tempo, o presidente russo elogiou os intentos do ex-presidente de "mudar o sistema".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала