Ainda de acordo com a publicação, a conquista foi uma vitória significante e estratégica para o grupo terrorista, que tomou do Talibã a área recheada de cavernas e túneis.
O parlamentar Hazrat Ali afirmou que a ofensiva do Daesh em direção à Tora Bora está ligada ao ataque perpetrado pelos Estados Unidos em abril, quando o Pentágono autorizou o uso da ‘Mãe de todas as Bombas’.
“Cerca de 1.000 militantes do Daesh se reuniram próximos a Tora Bora para capturar a área. Eu informei às forças do governo para atacá-los, e eu avisei que eles queriam capturar Tora Bora, mas não me ouviram”, comentou Ali ao jornal.
Já o porta-voz do Talibã na região, Zabihullah Mujahid, negou que Tora Bora tenha caído nas mãos do Daesh, afirmando que os combates ainda não terminaram na área. Todavia, quem vivia nos vilarejos próximos afirmou que os membros do Talibã deixaram a região.
O presidente afegão Ashraf Ghani determinou que oficiais do Exército do país fossem deslocados para combater os terroristas do Daesh em Tora Bora, de acordo com informações prestadas pelo porta-voz Attaullah Khogyani, da provincial de Nangarhar.