Na quinta-feira (15), o presidente russo, Vladimir Putin, disse durante a Linha Direta que o objetivo de curto prazo da Rússia na República Árabe da Síria era aumentar as capacidades de combate das Forças Armadas sírias, acrescentando que o objetivo final de Moscou é estabelecer a paz em todo o país.
"As tropas russas na Síria não estão apenas defendendo a Síria contra o terrorismo, mas também a própria Rússia e todo o mundo. A realização do processo de reconciliação na Síria vai atender aos interesses estratégicos de ambos os países – da Síria e da Rússia, vai causar grandes danos ao terrorismo internacional e vai fazer um grande favor ao Ocidente – embora seja imerecido", disse Moustapha.
"A Rússia investe uma grande quantidade de tempo e recursos tentando chegar a um consenso político para acabar com o atual conflito na Síria. Nós, na Síria, acreditamos que a dupla abordagem da Rússia para combater o terrorismo e promover as possibilidades de uma solução política é incomparável com qualquer outra abordagem dos países ocidentais", acrescentou Moustapha.
Segundo o embaixador sírio, seu país considera a Rússia como um aliado estratégico e como uma potência que estabiliza a situação na guerra contra os grupos terroristas.