As tripulações poderão realizar a desmagnetização do navio no mar em caso de ameaça, enganando deste modo o inimigo.
O novo sistema já foi testado no navio de desembarque Ivan Gren.
Os comuns, atualmente utilizados pela Marinha, têm alta potência específica, mas baixos parâmetros energéticos específicos.
Em comparação com os grandes dispositivos de acumulação de energia antigos, a dimensão dos supercapacitores é igual à de uma bateria de automóvel. Sendo incorporados no equipamento de bordo do navio, eles asseguram um processo contínuo de desmagnetização.
O especialista na área de armamentos navais, Aleksandr Mozgovoi, disse em entrevista ao Izvestia que, enquanto a desmagnetização comum de navios é longa e cansativa, agora ela pode ser realizada dentro das bases navais.
"Além de sua assinatura acústica única, cada navio também tem sua assinatura eletromagnética individual. Há minas, torpedos e até mísseis com ogivas magnéticas autodirigidas", explicou o especialista.
Ele acrescentou que as novas tecnologias simplificam significativamente o processo de desmagnetização, pois tudo é feito com apenas um clique. Este sistema também monitora o estado do campo eletromagnético do navio.