Especialista: rei saudita trocou príncipe herdeiro por causa das relações com Washington

© REUTERS / StringerO príncipe herdeiro e ministro da Defesa da Arábia Saudita Mohammad bin Salman
O príncipe herdeiro e ministro da Defesa da Arábia Saudita Mohammad bin Salman - Sputnik Brasil
Nos siga no
Na quarta-feira (21), foi informado que o rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdulaziz Al Saud, trocou o príncipe herdeiro, substituindo seu sobrinho, Mohammad bin Nayef, por seu filho Mohammad bin Salman. O especialista saudita, Muhammed al Masari, comentou a decisão para a Sputnik Árabe.

Membros das forças de segurança iemenitas se mostram leais aos houthis - Sputnik Brasil
General iemenita promete responder à Arábia Saudita com um ataque ao 'coração' do país
Para nomear o novo príncipe herdeiro, as autoridades do país realizaram uma votação separada. Espera-se que Mohammad bin Salman continue liderando o Ministério da Defesa e assuma o posto de vice-ministro.

De acordo com o especialista, a decisão era esperada devido às diferentes visões políticas do rei e do príncipe herdeiro anterior.

"Mohammad bin Nayef tem laços fortes com representantes da indústria, inteligência e exército norte-americano, que o chamam do ‘herói na luta contra o terrorismo'. O rei, por sua vez, inclina-se mais à ala norte-americana globalizada de corporações financeiras", explicou.

O ataque do Irã contra os terroristas na província síria de Deir ez-Zor - Sputnik Brasil
'Com Irã não se brinca': uma mensagem clara a Israel, EUA e Arábia Saudita
Segundo Mohammad al Masari, alguns sauditas estão esperando que Trump apoie a nova política externa e interna do país, mas adverte que esta posição é perigosa, pois nem todos em Washington apoiam o presidente norte-americano.

"Militares e representantes da indústria se opuseram à sua decisão de mandar um navio de guerra para participar de treinamentos conjuntos com o Qatar. Enquanto Trump dá à Arábia Saudita a luz verde para assumir a liderança na região, ele é atacado por suas próprias forças políticas."

Comentando as afirmações do rei saudita sobre possível guerra com o Irã, o especialista as qualificou como "apenas uma demonstração de força, porque o reino não tem nenhuma capacidade para enfrentar o Irã. Agora a Arábia Saudita está tentando mascarar sua derrota no Iêmen", falou o especialista para a Sputnik Árabe.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала