De acordo com os resultados da pesquisa, quase metade dos franceses e mais de metade dos cidadãos nos outros países consideram que um ou vários países sairão da União Europeia nos próximos anos. Uma parte significativa da população acredita que, em um futuro próximo, vários países abandonarão a UE.
No âmbito da enquete, foram entrevistados residentes de quatro países: Reino Unido, Itália, França e Alemanha. Os britânicos foram os mais céticos em relação ao futuro da UE — 55% dos respondentes afirmaram estar certos de que não seria só um país a sair da UE no futuro próximo. A mesma coisa pensam 50% dos italianos, 42% dos franceses e 39% dos alemães.
Falando dos "otimistas", estes foram pouco numerosos, especialmente no Reino Unido. Um terço de franceses (33%) e italianos (32%), 39% dos alemães e apenas 18% dos britânicos acreditam que nenhum país sairá da UE.
A enquete foi realizada pela mais antiga empresa de opinião pública francesa, a IFop, entre 21 e 25 de abril na França, Alemanha, Itália e Reino Unido. A pesquisa contou com a participação de 3.203 respondentes maiores de 18 anos. A amostra é representativa da população por gênero, idade e localização geográfica. A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
O que é a Sputnik-Opinião?
É um projeto internacional de estudo da opinião pública que foi posto em prática a partir de janeiro de 2015. As conhecidas empresas Populus, Forsa e IFop são parceiras do projeto. No quadro da Sputnik-Opinião são realizadas regularmente pesquisas em vários países da Europa e dos EUA sobre os temas sociais e políticos de maior atualidade.
A Sputnik é uma agência de notícias e rádio com representações e redações multimídia em dezenas de países. A Sputnik inclui sites (34 ao todo), emissões rádio analógicas e digitais, aplicativos para celular e páginas nas redes sociais. As feeds de notícias da Sputnik aparecem 24 horas em inglês, árabe, espanhol e chinês.