Em 2016, o Brasil vendeu US$ 11,8 milhões em sapatos para o mercado russo. A diretora de projetos da Abicalçados (Associação Brasileira da Indústria de Calçados) Roberta Ramos afirmou que foi cerca de 1 milhão de pares comercializados no período e os itens de maior sucesso são os calçados femininos.
A Abicalçados realiza exposições de produtos brasileiros em Moscou e, com a ajuda da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), financia a vinda de compradores russos para o Brasil.
"Nós enxergamos não só um mercado muito aberto para nossos produtos, e que reconhece o valor com uma percepção positiva, como também um mercado com grande oportunidade de crescimento", afirma Roberta Ramos.
A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto informou que no início de junho foi realizada a 5ª Missão Comercial Russa, com a participação de 34 marcas brasileiras de calçados. O evento tem a expectativa de gerar até US$ 4,12 milhões em negócios.
Entre janeiro em maio deste ano, o Brasil vendeu US$ 4,05 milhões em calçados para a Rússia — uma queda de 26,3% na comparação com o mesmo período de 2016.