A pesquisa foi publicada em um artigo na revista Neuron.
"Sabe-se que várias substâncias voláteis, especialmente os feromônios, podem fortemente influenciar no comportamento dos animais, mesmo na primeira vez que sintam. Supusemos que no cérebro dos mamíferos há um mecanismo que liga o olfato, responsável pela assimilação destas moléculas, ao centro 'correto' de comportamento", conta Kazushige Touhara, biólogo da Universidade de Tóquio.
A influência dos feromônios no comportamento das pessoas sempre foi motivo de interesse entre pesquisadores. Durante os últimos anos, cientistas receberam dados contraditórios. Alguns mostraram que feromônios influenciam no comportamento das mulheres, bem como dos homens, mas já outros afirmam que essas substâncias químicas não causam efeito algum no ser humano.
A equipe do pesquisador Touhara deu um grande passo rumo à resolução deste problema ao descobrir uma parte especial no cérebro de ratos que é responsável pela reação instintiva das fêmeas aos feromônios dos machos.
As observações dos cientistas mostram que as células nervosas, que são responsáveis pela transmissão deste sinal, estão ligadas aos neurônios das amídalas. Algumas reações dos ratos chamaram a atenção dos cientistas: as fêmeas sentem o desejo de se reproduzir, já os machos se tornam mais agressivos.