Esta era uma tarefa muito difícil, já que se supunha que os novos veículos estariam aptos para passar por caminhos intransitáveis e pântanos. A edição Svobodnaya Pressa conta a história da criação dos trens fora de estrada para os mísseis soviéticos.
Os primeiros passos
O criador dos primeiros trens fora de estrada foi o engenheiro Boris Fitterman. Em seus livros, ele escreveu que a ideia deste tipo de veículo apareceu durante a Grande Guerra pela Pátria (como é conhecida na Rússia a parte da sua participação na Segunda Guerra Mundial). Na altura os soldados tentaram passar por caminhos intransitáveis ligando dois caminhões entre si.
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— Свободная пресса (@svpressa) 23 de junho de 2017
Nesse momento, Fitterman entendeu que seria possível criar um reboque de tração total, cujas rodas seriam impulsionadas pelo motor do caminhão-trator. Deve-se notar que este tipo de sistemas não existia no estrangeiro, pelo que todas as obras de desenvolvimento eram classificadas.
Modelos piloto
Durante os anos 50, a fábrica de Gorky produziu o primeiro protótipo fora de estrada, no entanto, este modelo mostrou a sua ineficiência durante a fase de testes. Acabou por ser um veículo muito frágil e incapaz de superar as condições difíceis, tais como se mover por um campo coberto de neve ou por estradas intransitáveis. A segunda tentativa de criar um transporte deste tipo ocorreu em 1961, mas este também tinha algumas imperfeições.
Este veículo foi criado para levar um canhão SD-44 de calibre 85 mm. O caminhão-trator era equipado com uma caixa de transferência e um motor de tração adicional.
Bazilenko também protagonizou o projeto do primeiro trem equipado com o sistema de propulsão elétrica das rodas de direção. Apenas um ano depois, foi criada a versão deste veículo com sistema de comando hidráulico.
Os avanços dos anos 60
Durante os anos 60, já havia vários gabinetes de projetos que tratavam de criar um novo trem fora de estrada para mísseis. A fábrica moscovita ZIL elaborou o projeto do ZIL-157 dotado de um sistema hidráulico de tração de semirreboques.
O Ministério da Defesa soviético ordenou também à fábrica de caminhões UralAZ para criar sua versão de trem fora de estrada para mísseis. O resultado deste trabalho foi o Ural-380 equipado com o semirreboque Ural-862 e um motor a gasolina com 180 cavalos de potência.