Intitulada “Trump’s Lies, the definitive list” (“As mentiras de Trump, a lista definitiva”, em tradução livre), a compilação feita pelo jornal mostra que, desde o dia 21 de janeiro quando da sua posse, Trump mentiu em seis de cada dez dias do seu governo.
O NYT publicou uma série de frases faladas pelo presidente dos EUA, apontado os dias e dando a média a cada um dos períodos do governo do republicano. As afirmações feitas na página de Trump no Twitter também foram consideradas pela publicação.
“Eu nunca fui um fã do Iraque. Eu nunca quis que fossemos ao Iraque”, disse Trump logo no seu discurso de posse. De acordo com o jornal, o presidente dos EUA apoiou a invasão, em 2003, antes de se opor a ela como afirma atualmente.
“Não há nenhum precedente para um presidente norte-americano ter falado tantas inverdades por tanto tempo. Todo presidente colocou sombras na verdade ou falou fatos ampliados ocasionalmente. Nenhum outro presidente — de ambos os partidos — teve um comportamento como Trump está tendo”, escreveu o NYT.
O jornal ainda menciona que a própria campanha de Trump “surgiu de uma mentira”: quando o republicano afirmou que o seu antecessor, o democrata Barack Obama, não havia nascido nos Estados Unidos.
Trump vem mantendo uma retórica bastante crítica a diversos veículos de imprensa tradicionais dos EUA, em geral acusando-os de publicarem notícias falsas ou inverídicas.