Ele acrescentou que o tubo "vai passar por baixo do muro" na fronteira entre os países, e acompanhou as suas palavras com um gesto bem-humorado simulando um mergulho com as mãos. Esta iniciativa faz parte de um esforço mais amplo para exportar a influência norte-americana em todo o planeta, disse ele.
Em seu discurso no Departamento de Energia, realizado nesta quinta-feira discurso, Trump também anunciou diversas iniciativas no setor que, segundo ele, serão a chave para o crescimento econômico e para o início de uma "idade de ouro da energia americana", relatou The Washington Times. O líder dos EUA revelou a decisão da empresa Sempra Energy de assinar um acordo para iniciar as negociações referentes à venda de mais gás natural liquefeito para a Coreia do Sul.
O presidente também solicitou ao Departamento do Tesouro para rever o possível financiamento de plantas geradores de energia no exterior, que funcionarão com carvão norte-americano. Ele também anunciou que o Departamento de Energia aprovou dois pedidos para exportação de gás natural liquefeito a partir de instalações em Louisiana.