- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

STF derruba pedido de prisão e Aécio volta ao Senado

© flickr.com / Senado FederalAécio Neves
Aécio Neves - Sputnik Brasil
Nos siga no
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, derrubou nesta sexta-feira (30) o afastamento de Aécio Neves (PSDB) e ele poderá retomar o seu mandato no Senado.

Senador pelo PSDB, Aécio Neves - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Presidente do Conselho de Ética arquiva pedido de cassação de Aécio por 'falta de provas'
Aécio Neves foi afastado do Senado em 17 de maio após a escandalosa delação dos executivos da JBS. 

De acordo com Marco Aurélio Mello, não cabe ao STF afasta um parlamentar de seu mandato. 

"Sejam quais forem as denúncias contra o senador mineiro, não cabe ao STF, por seu plenário e, muito menos, por ordem monocrática, afastar um parlamentar do exercício do mandato. Trata-se de perigosíssima criação jurisprudencial, que afeta de forma significativa o equilíbrio e a independência dos Três Poderes", escreveu o ministro em decisão. 

"Mandato parlamentar é coisa séria e não se mexe, impunemente, em suas prerrogativas”, escreveu Mello.

Após a delação da JBS, Aécio Neves chegou a ter um pedido de prisão feito pela Procuradoria Geral da República, que achava que o senador poderia atrapalhar as investigações. O ministro Edson Fachin, no entanto, negou o pedido, decidindo afastar Aécio de suas funções. 

​Aécio Neves é acusado por crimes de corrupção, obstrução da Justiça e lavagem de dinheiro. A procuradoria acusa o senador afastado de solicitar R$ 2 milhões a Joesley Batista em troca de favores. Ele também é investigado pelo suposto recebimento de mais de R$ 60 milhões em propina, por meio de notas fiscais frias da JBS.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала