Os cerca de 500 aposentados finlandeses que moram em Portugal recebem pensões médias de 3.493 euros por mês (R$ 13.204), o que é superior à renda média mensal da população ativa na Finlândia, que em 2015 foi de 2.963 euros.
No total, 4% de todos os aposentados finlandeses (cerca de 60.000 pessoas) moram fora do país, de acordo com o Centro de Aposentadorias Finlandês. Vale destacar que a aposentadoria média é de 401 euro e que 67% de todos os aposentados finlandeses residentes no exterior moram na Suécia vizinha e recebem apenas uns modestos 201 euros por mês.
O interessante é que Portugal tem atraído os idosos mais ricos da Finlândia. O país da Península Ibérica se tornou uma nova pátria para muitos ricos finlandeses, inclusive para Matti Halmesmaki, o ex-presidente da maior empresa finlandesa de varejo, a Kesko, e o bilionário Maarit Toivanen-Kuivisto.
Mesmo assim, de acordo com o ministro, Portugal e suas vantagens fiscais, provavelmente, continuarão a atrair aposentados do país escandinavo.