A Coreia do Norte anunciou, na terça-feira (4), que realizou lançamento bem-sucedido do seu primeiro míssil balístico intercontinental, o Hwasong-14, às 09h39 no horário local, afirmando que o míssil voou 933 km e atingiu 2.802 km de altitude durante 39 minutos antes de "alcançar com precisão águas do alvo" no mar do Japão (também conhecido como mar do Leste).
"Levando em consideração que o míssil foi lançado a partir de uma plataforma de lançamento fixa e que ainda não sabemos se [o míssil] voltou para a [atmosfera], não possuímos dados suficientes para chegar à conclusão de que a Coreia do Norte alcançou sucesso ao desenvolver mísseis intercontinentais", disse o ministério, citado pela agência Yonhap.
O Ministério da Defesa da Rússia comunicou, na terça-feira (4), que o míssil norte-coreano voou cerca 510 km e atingiu 535 km de altitude. De acordo com o ministério, "os dados paramétricos do voo do míssil balístico correspondem a caraterísticas táticas e técnicas de um míssil de médio alcance".