Trump critica China por aumentar trocas comerciais com Coreia do Norte

© REUTERS / Jonathan ErnstTrump na cúpula da OTAN em Bruxelas
Trump na cúpula da OTAN em Bruxelas - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente dos EUA, Donald Trump, expressou seu descontentamento com o aumento do volume de trocas comerciais entre a China e a Coreia do Norte no contexto de tensão na península Coreana.

"O comércio entre a China e a Coreia do Norte cresceu quase 40% no primeiro trimestre. Eis como a China coopera conosco, mas tínhamos que tentar!", escreveu o presidente norte-americano no seu Twitter na véspera do encontro com o líder chinês Xi Jinping à margem da cúpula G20 em Hamburgo.

Bandeiras da China e dos EUA - Sputnik Brasil
Sanções contra China: EUA estão puxando o dragão pelo bigode
Anteriormente, o jornal New York Times informou, citando um alto funcionário da administração de Trump, que o presidente dos EUA, em conversa telefônica com o presidente da China, avisou que Washington está pronto para pressionar a Coreia do Norte sem ajuda.

Pyongyang testou na terça-feira (4) o "míssil balístico intercontinental" Hwasong-14, que caiu no mar do Japão (também conhecido como mar do Leste), a 300 quilômetros do Japão. A Coreia do Norte afirmou que o lançamento, realizado no noroeste do país, perto das fronteiras com a China, foi bem-sucedido.

De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, o míssil norte-coreano voou cerca 510 km e atingiu 535 km de altitude, caindo na parte central do mar do Japão.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала