Curdos sírios: atritos com Turquia podem levar a um conflito armado

© REUTERS / Rodi SaidSoldados das Unidades de Proteção Popular (YPG)
Soldados das Unidades de Proteção Popular (YPG) - Sputnik Brasil
Nos siga no
O comandante-geral dos destacamentos curdos das Unidades de Proteção Popular (YPG), Sipan Hemo, acredita que os turcos podem vir a iniciar um conflito armado.

Soldados turcos na Síria - Sputnik Brasil
Turquia ataca assentamentos curdos nos arredores de Afrin, na Síria
"Tais preparativos [por parte da Turquia] atingiram um nível de declaração de guerra e podem levar ao início de coalizões reais nos próximos dias", Sipan Hemo comentou para a agência Reuters. Ao mesmo tempo, ele acrescentou que "nós não podemos fazer nada".

Mais cedo, o representante oficial do grupo da oposição curdo do Conselho Democrático da Síria, Hedu Reizan, informou à Sputnik que a artilharia turca teria atacado povoados curdos nos arredores de Afrin, ao norte da província de Aleppo.

Além disso, segundo fontes militares da IHA, as forças armadas da Turquia realizaram 20 ataques às posições do YPG em Afrin.

De acordo com as declarações do ministro da Defesa da Turquia, Fikri Isık, o país não exclui a possibilidade de conduzir operação militar em Afrin, caso venha a sofrer ameaça à sua segurança nacional partida desta região.

A Turquia considera que as Unidades de Proteção Popular (YPG) são organizações terroristas ligadas ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão, proibida no país.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала