EUA implantarão o THAAD na Coreia do Sul, apesar dos protestos da Rússia e da China

© AP Photo / Forças dos EUA, CoreiaCaminhões dos EUA encarregam elementos do sistema THAAD
Caminhões dos EUA encarregam elementos do sistema THAAD - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os Estados Unidos continuarão a implantar seus sistemas de defesa de mísseis THAAD na Coreia do Sul, apesar da recente oposição de Moscou e de Pequim, disse a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira.

Vladimir Putin e Xi Jinping durante o encontro de 4 de julho de 2017 em Moscou - Sputnik Brasil
Rússia e China são contra a instalação do THAAD no Nordeste da Ásia
"[A oposição] não vai mudar a nossa posição sobre o assunto", afirmou Nauert. "Tivemos muitas discussões sobre a importância do THAAD, foi feita uma decisão pela aliança e foi discutido o motivo pelo qual se decidiu implantar o THAAD em primeiro lugar… Eu simplesmente não vejo como isso pode mudar", disse o diplomata.

Na terça-feira, a Rússia e a China divulgaram uma declaração conjunta, se opondo à implantação dos sistemas de defesa de mísseis THADD norte-americanos no Nordeste da Ásia. Segundo Moscou e Pequim, a atitude impactará sobre os interesses de segurança estratégica dos países regionais e não contribuirá para os objetivos de desnuclearização da península Coreana.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que ele e o presidente chinês, Xi Jinping, concordaram em buscar uma iniciativa comum com objetivo de congelar o programa de mísseis nucleares da Coreia do Norte, bem como a realização de exercícios militares de grande escala norte-americanos no região.

Ainda nesta terça-feira, Pyongyang afirmou ter realizado um lançamento bem-sucedido de seu primeiro míssil balístico intercontinental, o Hwasong-14, que caiu no Mar do Japão.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала