Segundo as fontes da agência, estes testes serão primeira verificação de funcionamento do THAAD contra mísseis deste tipo. O lançamento será realizado a partir do Alasca.
Chris Johnson, representante do Pentágono para a defesa antimíssil, confirmou que os testes serão realizados "no início de julho". Segundo ele, o sistema instalado no Alasca terá que "detectar, seguir e atacar os alvos com mísseis-interceptadores do THAAD".
Em julho de 2016, os EUA e a Coreia do Sul chegaram a acordo para instalar o sistema THAAD para interceptar mísseis balísticos norte-coreanos caso seja necessário. O sistema de Defesa Terminal de Área de Alta Altitude (Terminal High Altitude Area Defense, THAAD, na sigla em inglês) é destinado a interceptar mísseis de curto e médio alcance em sua fase terminal. De acordo com o Ministério da Defesa sul-coreano, o raio de alcance destes mísseis não supera os 200 km. A instalação do sistema tem preocupado a China e a Rússia. O Japão expressou sua aprovação dos planos, sublinhando que o THAAD contribuirá para a paz e estabilidade na região.