A declaração aconteceu no final da cúpula do G20. O mandatário afirmou que a relação com Washington deveria ter como foco uma agenda positiva — uma visão que, Peña Nieto afirmou, Trump também compartilha.
No primeiro dia da cúpula das maiores economias do mundo, Trump afirmou que o México "com certeza" pagará pelo muro na fronteira que foi tema de campanha do republicano. A pergunta foi gritada para Trump por um repórter.
"Dado o que aconteceu após esta reunião (com Trump), claramente nossa relação bilateral não pode ser definida por murmúrios, como os que ocorreram ontem", afirmou o presidente mexicano.
Durante a cúpula do G20, Trump esteve com Peña Nieto pela primeira vez desde assumir a Casa Branca. O republicano já acusou o México de roubar empregos estadunidenses e há uma delicada discussão dos termos do NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) agendada para 16 de agosto.
O presidente mexicano também esteve com o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau — e o NAFTA foi um dos tópicos da conversa.
Além disso, Peña Nieto afirmou ter conhecido o primeiro-ministro indiano Narendra Modi e disse que está estudando fazer uma visita oficial ao país asiático no próximo ano.