"Está planejada a modernização da versão destinada a tropas terrestres e a dotação de um mecanismo que permite retrair os rotores principais, porque esta tecnologia já está sendo utilizada na versão embarcada", sublinhou o serviço de imprensa da holding.
O helicóptero de combate Ka-52K Katran, versão naval do helicóptero de reconhecimento e ataque russo Ka-52 Alligator, possui pás retráteis com dois pontos de carga sobre cada rotor.
No fim de junho, o ministério russo da Defesa anunciou sua intenção de modernizar e melhorar os aparelhos, tendo em conta a experiência de combate ganha na Síria.
"Após sua utilização prática na Síria temos algumas sugestões […] Nós discutimos com os industriais […] as questões de modernização que preveem o aumento de eficiência deste aparelho", explicou o vice-ministro russo da Defesa Yuri Borisov.
Ka-52 "Alligator",Palmyra countryside. pic.twitter.com/dUPrQXYAXm
— Military Advisor (@miladvisor) 29 de junho de 2017
O Ka-52 se utiliza contra blindados e tropas do inimigo e para missões de reconhecimento e de apoio no terreno. Ele pode ser também utilizado como posto do comando de um grupo de helicópteros.