Sistema THAAD pode proteger 10 milhões de pessoas na Coreia do Sul, diz comandante dos EUA

© flickr.com / Agência de Defesa contra Mísseis (ADM) dos EUADois sistemas de THAAD são lançados durante um teste de interceptação bem sucedido.
Dois sistemas de THAAD são lançados durante um teste de interceptação bem sucedido. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Alvo de polêmica na Coreia do Sul, o sistema de defesa aérea THAAD tem a capacidade de proteger mais de 10 milhões de sul-coreanos que vivem na parte sul da península, informou o general norte-americano Thomas S. Vandal nesta terça-feira.

Falando sobre a controvérsia em torno da localização do THAAD em Seongiu, a cerca de 300 quilômetros a sudeste de Seul, ele deu mais detalhes a respeito do campo de golfe que virou base para a unidade de defesa aérea, fornecida pelos EUA aos sul-coreanos.

Dois lançadores de interceptação estão no local junto com o poderoso radar e alguns outros equipamentos. Mas quatro outros lançadores permanecem armazenados em um complexo militar americano próximo, devido à revisão contínua do escopo da avaliação conjunta do impacto ambiental.

Vandal comentou que as autoridades sul-coreanas vem trabalhando em conjunto com os militares dos EUA para concluir a instalação e discutir outros temas pertinentes a “otimizar a capacidade” de defesa, já que o “THAAD fornece a defesa de toda a península do sul da República da Coreia”.

The intercontinental ballistic missile Hwasong-14 is seen during its test launch in this undated photo released by North Korea's Korean Central News Agency (KCNA) in Pyongyang, July, 4 2017. - Sputnik Brasil
'Pequeno detalhe' separa Coreia do Norte de míssil intercontinental, diz Seul

“Mais de 10 milhões de cidadãos da Coreia do Sul estão protegidos por causa da localização selecionada que otimiza as capacidades do THAAD”, complementou o general, dizendo ainda que outras áreas importantes, como portos em Busan, também são cobertas pelo sistema.

Vandal ainda comentou que Camp Humphreys, a nova instalação emblemática do Exército norte-americano na Coreia do Sul, localizada relativamente longe de Seongju, pode ser o principal alvo do possível ataque de mísseis da Coreia do Norte. Ele assegurou que a base pode ser defendida por mísseis Patriot.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала