'Mensagem estratégica para Pequim': EUA encabeçam treinamentos navais com Índia e Japão

© AP Photo / Fabrizio Bensch/Poolo porta-aviões USS Nimitz Harry S. Truman
o porta-aviões USS Nimitz Harry S. Truman - Sputnik Brasil
Nos siga no
O grupo naval dos EUA liderado pelo porta-aviões USS Nimitz chegou às costas da Índia para realizar treinamentos navais Malabar 2017 com as forças navais japonesa e indiana, informou a Marinha dos EUA na segunda-feira (10).

"Queria dizer que isto é uma mensagem estratégica para a China", disse aos jornalistas o comandante da Marinha dos EUA, o contra-almirante William Byrne.

"Malabar 2017 é um exercício trilateral, de duas fases, realizado pela Marinha da Índia, na cidade de Chennai e nas águas do golfo de Bengala", diz-se em um comunicado da Marinha.

Destróier com mísseis teleguiados USS Carney  (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
EUA enviarão navios de guerra com 800 militares ao mar Negro
O treinamento inclui "fases em terra e no mar, que destacam as capacidades de combate de alto nível, superioridade marítima e projeção de forças."

De acordo com a Marinha norte-americana, o Malabar 2017 é parte dos exercícios conjuntos com a participação dos EUA que começaram em 1992 para atender às ameaças comuns à segurança marítima na região Ásia-Pacífico.

"Exercícios como estes permitem treinar na prática, ao mesmo tempo trocar experiências, reforçando os laços e relações pessoais e melhorando o conhecimento sobre operações multinacionais", disse o capitão da Marinha dos EUA Christopher Alexander.

As três marinhas vão efetuar operações de patrulha marítima e de reconhecimento, treinar luta antissubmarino e de superfície, operações médicas, controle de danos, operações com helicópteros, bem como operações de abordagem, de busca e apreensão, segundo o comunicado.

This file photo taken on July 10, 2008 shows a Chinese soldier (L) next to an Indian soldier at the Nathu La border crossing between India and China in India's northeastern Sikkim state - Sputnik Brasil
China exige a retirada imediata das tropas indianas da fronteira
O grupo naval do porta-aviões Nimitz encontra-se na área de operações da 7ª frota dos EUA, que compreende 124 milhões de quilômetros quadrados do oceano Pacífico e Índico.

Os exercícios navais decorrem em meio à tensão que começou entre a China e a Índia na região disputada de Sikkim, apesar do comandante-chefe indiano do Comando Naval Leste, Harish Bisht, ter dito ao canal NDTV que o conflito "não tem nada a ver com os exercícios Malabar".

Os treinamentos promoverão a interoperabilidade, a instrução das partes e a partilha das melhores práticas, acrescentou.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала