"O comando militar da região sudeste deu início aos testes de prontidão das forças da Frota do Mar Negro, no âmbito da qual diversos grupos de combate, em terra e navais, foram acionados por alarme. Está sendo realizada a verificação dos quadros e da organização do comando das forças, bem como a capacidade das unidades de realizar objetivos designados. As manobras verificaram a reação aos alarmes das unidades em terra e nos pontos de plantão, enquanto as tripulações dos navios se deslocaram para os polígonos de combate", informou o comunicado dos militares russos.
Foi destacado que, após o sinal de alarme, navios equipados de mísseis, contratorpedeiros e unidades antissubmarinas zarparam para o mar. As manobras estão previstas para durarem por dias e serão realizadas no mar Negro, nas proximidades da Crimeia.
A verificação da marinha russa ocorre em paralelo aos exercícios militares da OTAN e da Ucrânia — Sea Breeze 2017 — realizados também no mar Negro.
Os exercícios navais, que começaram na segunda-feira e que duram até o dia 23 de julho, estão sendo realizados na parte noroeste do mar Negro, nas regiões Odessa e Nykolaev. Representantes de 16 países, incluindo França, Turquia, Reino Unido, e os Estados Unidos participam das atividades, que envolvem 31 navios, 29 aeronaves e mais de 3 mil soldados.