Vários grupos, norte-americanos e internacionais, estão a elaborar modelos de habitação, impressos em 3D, com materiais recicláveis e solo marciano simulado.
Os participantes do último desafio tiveram de imprimir uma viga estrutural que passasse por testes de resistência, produzida a partir de material reciclado ou semelhante ao encontrado em Marte.
Rob Mueller, do Centro Espacial Kennedy da NASA, disse que as equipes que obtiveram a maior pontuação na competição utilizaram plásticos recicláveis.
A equipe Moon X Construction de Seul, Coreia do Sul, ganhou o concurso, mas não recebeu o dinheiro do prêmio por ser equipe estrangeira.
Em segundo lugar ficou a equipe Form Forge da Universidade de Oregon, da cidade de Corvallis, à qual a NASA concedeu 67.465 dólares. Em terceiro lugar ficou a equipe Foster + Partners de Chattanooga, Tennessee, que ganhou 63.783 dólares.
Na Terra, essas tecnologias poderão ser usadas para construir habitações onde o acesso aos materiais de construção tradicionais é limitado.
A NASA já realizou também outro concurso, o Space Poop Desafio, cujo objetivo era projetar a melhor fralda para os astronautas. O vencedor do grande prêmio foi Thatcher Cardon, com uma solução chamada MACES Perineal Access & Toileting System Access (M-PATS). Os detalhes do sistema ainda são desconhecidos.