Divulgada pela Morning Consult e pelo site Politico, a pesquisa demonstrou que 40% de um total de 1.983 entrevistados veem o regime norte-coreano de Kim Jong-un é visto como a maior ameaça ao país, seguido do Daesh (30%) e da Rússia (16%).
O levantamento colheu entrevistas entre os dias 7 e 9 de julho, três dias após Pyongyang ter conduzido com sucesso o seu primeiro teste balístico com um míssil intercontinental (ICBM, na sigla em inglês), arma esta que poderia atingir o Alasca, segundo especialistas.
Um total de 83% dos entrevistados disse ter ficado sabendo a respeito do teste norte-coreano, sendo que as pessoas de 65 anos ou mais (50%) veem a Coreia do Norte como a grande ameaça aos EUA, índice menor entre pessoas mais jovens (36% entre os com 30-44 anos e 30% entre os com 19-29 anos).
Sobre as soluções para a tensão entre Washington e Pyongyang, 78% dos entrevistados apoiam a continuidade da busca por uma saída pacífica, ao passo que 75% declararam apoio a novas sanções ao regime norte-coreano.
Já 49% afirmaram apoiar o uso de ataques aéreos contra instalações suspeitas da Coreia do Norte, e um em cada três norte-americanos entrevistados disseram acreditar que o envio de tropas para derrubar o regime de Kim seria uma boa alternativa.