Alemanha se apressa para dar fim ao programa nuclear iraniano

© Fotolia / Borna_MirVista de Teerã, capital iraniana
Vista de Teerã, capital iraniana - Sputnik Brasil
Nos siga no
O acordo sobre o programa nuclear iraniano, conhecido como Plano de Ação Integral Conjunto (JCPOA), alcançado em Viena, deve ser implementado na íntegra para corresponder aos interesses do governo alemão e seus parceiros, disse o Ministério das Relações Exteriores alemão em comunicado.

"Além dos nossos parceiros, o governo federal [alemão] também está muito interessado na implementação plena e incondicional do acordo de Viena", diz a nota do Ministério, acrescentando que o acordo pode contribuir para o crescimento da confiança mútua em caso de plena realização.

Presidente iraniano Hassan Rouhani faz discurso com retratos do Líder Supremo do Irã Ayatollah Ali Khamenei e do fundador da República Islâmica do Irã Ayatollah Ruhollah Khomeini ao fundo - Sputnik Brasil
Aiatolá ameaça Trump: Irã vai retaliar EUA se acordo nuclear for quebrado
O Irã e seis mediadores internacionais (China, França, Alemanha, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos), chegaram ao JCPOA, para garantir a natureza pacífica do programa nuclear do país em julho de 2015.

Em janeiro de 2016, a conformidade do Irã com os termos da JCPOA, verificada pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), permitiu que uma grande parte das sanções internacionais anti-iranianas fossem retiradas, incluindo a privação de acesso a bens congelados, a proibição na compra de aviões de passageiros e venda de petróleo e carvão. No entanto, o texto está sob risco desde a eleição de Donald Trump, assumidamente contrário ao compromisso firmado com os iranianos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала