Desde o início da existência da organização, este país tem sido aí um representante das forças ocidentais, e até hoje de fato não é capaz de agir de forma independente.
O cientista político bareinita Said al Shahhabi comentou a situação para a Sputnik Árabe e diz que a Arábia Saudita tentou exercer pressão sobre o Qatar usando meios militares, mas não foi apoiada pelos parceiros ocidentais, que não veem nenhumas vantagens nisso. Assim, os planos dos sauditas fracassaram, tendo em conta que eles não têm nenhum outro meio para pressionar o Qatar.
Said al Shahhabi sublinha que tudo o que está acontecendo no Golfo está ligado com a competição dissimulada entre os EUA e o Reino Unido, que estão concorrendo para aproveitar as riquezas da região.
Durante sua visita à região, o presidente dos EUA, Donald Trump, concluiu muitos acordos no valor de dezenas de bilhões de dólares, não deixando nada para seus concorrentes do Reino Unido.
Existe uma oposição entre a Casa Branca e o Departamento de Estado. “Agora vemos que Donald Trump fala tudo o que quer, mas as decisões finais são tomadas pelo Departamento de Estado”, concluiu Said al Shahhabi.