Tensões no Mediterrâneo: Turquia envia fragatas e submarino à costa do Chipre

© AFP 2023Navio da Marinha turca
Navio da Marinha turca - Sputnik Brasil
Nos siga no
Ancara enviou duas fragatas e um submarino para controlar um navio de perfuração de Chipre no Mediterrâneo oriental, comunicou uma fonte militar citada pela Reuters.

O envio foi efetuado após o fracasso das negociações sobre a reunificação da ilha, dividida entre a parte turca (habitada por cipriotas turcos) e cipriota (habitada por cipriotas de origem grega), comunica a Reuters.

Arquivos secretos: CIA indicava ameaça de guerra entre Grécia e Turquia
Duas fragatas e um submarino turco foram enviados em 13 de julho às costas de Chipre para controlar a atividade de exploração de gás e petróleo por Chipre. De acordo com uma fonte anônima no exército turco citada pela Reuters os navios de guerra foram deslocados para "garantir a segurança do transporte petrolífero". 

Anteriormente, Ancara havia avisado Chipre de que tomaria medidas contra o país por causa da produção petrolífera conjunta com a empresa francesa Total ao largo das costas do Chipre, realizada pelo navio West Capella fretado pela Total e pela Eni italiana. 

De acordo com a posição turca, os recursos extraídos nas águas da ilha devem ser divididos entre as duas partes. 

​De acordo com o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, Ancara já começou a preparar medidas contra as decisões unilaterais dos cipriotas. Ele acrescentou também que o envio do West Capella mostra que os cipriotas não mostraram sinceridade durante as negociações sobre a reunificação realizadas na semana passada. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала