Coreia do Sul pretende propor negociações de paz à Coreia do Norte

© REUTERS / Blue House/YonhapSouth Korean President Moon Jae-in speaks with Chinese President Xi Jinping by telephone at the Presidential Blue House in Seoul, South Korea in this handout picture provided by the Presidential Blue House and released by Yonhap on May 11, 2017
South Korean President Moon Jae-in speaks with Chinese President Xi Jinping by telephone at the Presidential Blue House in Seoul, South Korea in this handout picture provided by the Presidential Blue House and released by Yonhap on May 11, 2017 - Sputnik Brasil
Nos siga no
As autoridades da Coreia do Sul pretendem propor à Coreia do Norte, na semana que vem, a realização de negociações, com objetivo de cessar atividades militares na fronteira entre os dois países, informou a agência Yonhap, citando uma fonte no govero de Seul.

Imagens exibidas na TV após realização de teste nuclear norte-coreano, 9 de setembro, 2016 - Sputnik Brasil
Coreia do Norte avança na produção de plutônio para armas nucleares, diz site
Segundo a agência, a decisão foi tomada após uma reação positiva de Pyongyang à solicitação do líder sul-coreano, Moon Jae-in, de reduzir as tensões militares. O jornal oficial norte-coreano, Rodong Sinmun, publicou um comentário, no qual afirmou que o cumprimentos dos acordos celebrados nas cúpulas bilaterais de 2000 e de 2007 seriam o primeiro passo para um avanço nas relações entre os dois países.

A fonte da Yonhap disse que Seul interpretou a mensagem norte-coreana como uma manifestação de em prol de um desenvolvimento do processo de paz. 

Os especialistas, no entanto, duvidam do sucesso das possíveis negociações. O professor de relações internacionais Kou Hvan, da Universidade de Dongguk, disse que a interpretação do que significaria a redução das tensões na fronteira pode variar muito entre as lideranças dos dois países.

De todo modo, Moon Jae-in, tem demonstrado vontade política para o diálogo e, inclusive, já chegou a propor uma reunião bilateral com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала