Segundo a agência, a decisão foi tomada após uma reação positiva de Pyongyang à solicitação do líder sul-coreano, Moon Jae-in, de reduzir as tensões militares. O jornal oficial norte-coreano, Rodong Sinmun, publicou um comentário, no qual afirmou que o cumprimentos dos acordos celebrados nas cúpulas bilaterais de 2000 e de 2007 seriam o primeiro passo para um avanço nas relações entre os dois países.
A fonte da Yonhap disse que Seul interpretou a mensagem norte-coreana como uma manifestação de em prol de um desenvolvimento do processo de paz.
Os especialistas, no entanto, duvidam do sucesso das possíveis negociações. O professor de relações internacionais Kou Hvan, da Universidade de Dongguk, disse que a interpretação do que significaria a redução das tensões na fronteira pode variar muito entre as lideranças dos dois países.
De todo modo, Moon Jae-in, tem demonstrado vontade política para o diálogo e, inclusive, já chegou a propor uma reunião bilateral com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un.