Recentemente, os EUA encomendaram um relatório sobre a cooperação militar entre a Rússia e Sérvia. Esta demanda, de acordo com o membro sênior do Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos EUA Eliot Engel, "é parte do Ato da Defesa Nacional de 2018".
O congressista explicou que os EUA precisam de estudar cuidadosamente os laços militares da Rússia e Sérvia e avaliar suas consequências para a polícia de segurança nacional dos EUA e para a permanência da Sérvia no programa Parceria para a Paz da OTAN, bem como as consequências para os países vizinhos da Sérvia.
O congressista de Nova York disse também que a Sérvia expressou agora a vontade de comprar sistemas russos de defesa antiaérea S-300.
"Realmente, estou cada vez mais preocupado com as escolhas de Belgrado em questões militares e de segurança. Eu escrevi as minhas preocupações no comunicado de hoje", disse Engel na sexta-feira.
"Ao contrário da escuridão em que vivíamos antes, hoje, graças à mídia, nós conseguimos ver claramente o que se passa. Contudo, a falta da informação necessária não nos deixa tirar as conclusões correspondentes. Nisso consiste a imperfeição da informação que nos rodeia hoje. Sabemos a quantidade de unidades que estão perto das fronteiras russas, mas não sabemos para que elas estão lá. Ninguém comunicou nada sobre suas intenções", disse Kusturica.
Comentando o risco potencial de uma confrontação militar aberta entre a Rússia e a Aliança, Kusturica disse que a Rússia sempre tem sido um país muito poderoso. Mas, segundo o realizador, muitos analistas militares julgam que, caso o conflito realmente aconteça, ele terá lugar noutros sítios do mundo e não no território da Rússia.