UE impõe sanções contra 16 sírios acusados de participar de ataque químico

© AFP 2023 / JM LOPEZVoluntários em simulação sobre como reagir a ataque químico em Aleppo (arquivo)
Voluntários em simulação sobre como reagir a ataque químico em Aleppo (arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
A União Europeia impôs sanções contra 16 cidadãos sírios "por seu papel no desenvolvimento e uso de armas químicas contra a população civil", disse o Conselho da UE.

O presidente francês, Emmanuel Macron - Sputnik Brasil
Presidente Macron revela sua atitude perante Rússia e a questão de armas químicas na Síria
"O Conselho inscreveu 16 pessoas na lista das que são alvo de medidas restritivas da UE contra o regime sírio. A UE adicionou essas 16 pessoas por seu papel no desenvolvimento e uso de armas químicas contra a população civil", disseram no Conselho.

Os indivíduos em questão incluem oito altos militares e oito cientistas "envolvidos na proliferação e entrega de armas químicas". Ao todo, 255 sírios estão agora proibidos de viajar para a UE, e os ativos de 67 entidades estão congelados, de acordo com o Conselho da UE.

Base aérea de Shayrat após ataque norte-americano de abril de 2017 - Sputnik Brasil
Especialista sobre armas químicas de Assad: CIA é mestre em falsificação
O ato jurídico correspondente e os nomes dos 16 sírios sancionados devem ser publicados no Jornal Oficial da UE na terça-feira, 18 de julho.

A oposição síria denunciou, em 4 de abril, um suposto ataque com armas químicas contra a cidade de Khan Shaykhun (província de Idlib) que deixou mais de 80 mortos, segundo a Organização Mundial de Saúde. Ela acusou o exército sírio de usar armas químicas, mas os militares negaram todas as acusações.

Em vez de uma investigação, a base de Shayrat, a partir da qual alegadamente teria sido realizado o ataque de 4 de abril, foi atacada em 7 de abril pelas forças dos EUA, que disparam 59 mísseis contra a base.

O presidente da Síria Bashar Assad disse em entrevista à Sputnik que o ataque químico foi inventado para justificar o lançamento de mísseis contra Shayrat.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала