"A patologia dos tecidos revelou que um tumor cerebral primário conhecido como glioblastoma estava associado ao coágulo sanguíneo", de acordo com a declaração do hospital.
"O senador McCain recebeu um excelente tratamento no Mayo Clinic Hospital em Phoenix e aprecia o tremendo profissionalismo e cuidado por seus médicos e funcionários", informou a assessoria de imprensa do senador. "Ele está com bom humor e se recupera confortavelmente em casa com sua família. Com o conselho de seus médicos, o senador McCain estará se recuperando no Arizona na próxima semana", acrescentou o anúncio.
A American Brain Tumor Association relata que "para adultos com glioblastoma mais agressivo, tratados simultaneamente com temozolamida e terapia de radiação, a sobrevivência mediana é de cerca de 14,6 meses e a sobrevivência de dois anos é de 30%". No entanto, um estudo de 2009 descobriu que "quase 10% dos pacientes com glioblastoma podem viver cinco anos ou mais".
Quem é McCain
O político de 80 anos foi eleito pela primeira vez no Senado em 1987 e foi considerado uma das vozes mais influentes no Senado por mais de uma década. Ele correu para presidente em 2000 antes de perder a nomeação para George W. Bush, que se tornou presidente de 2001 a 2009.