Militares turcos desembarcam em sua base no Qatar

© AFP 2023 / OZAN KOSE / AFPMilitar da Turquia (foto de arquivo)
Militar da Turquia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Nesta quinta-feira (20), a Turquia concluiu a transferência de seus militares à base qatariana, informa a agência Anadolu, citando o Ministério da Defesa do Qatar.

De acordo com a agência, o sexto grupo de militares turcos desembarcou na base militar da Turquia no Qatar. O Ministério da Defesa qatariano frisou que Doha e Ancara estão colaborando ativamente no campo de defesa, bem como na luta contra terrorismo e extremismo, promoção de segurança e estabilidade na região.

Militares turcos no Qatar, Doha - Sputnik Brasil
Gambito do Qatar: Turquia reforça contingente militar no país
O Acordo sobre a instalação do contingente das Forças Armadas da Turquia no Qatar para treinamento de militares entrou em vigor em 2015 e sua execução começou em outubro do mesmo ano. Segundo os dados do Estado-Maior da Turquia, ainda em abril de 2016, as partes firmaram acordo sobre o início de preparações para instalar o contingente militar da Turquia no território do Qatar, que foi aprovado pelo parlamento turco em 7 de junho de 2017.

O embaixador da Turquia no Qatar, Ahmet Demirok, comunicou que na base seriam alojados cerca de três mil soldados de tropas terrestres, oficiais da Força Aérea e Marinha do país, bem como instrutores e forças de operações especiais.

Quando os velhos amigos decidem cortar o Qatar - Sputnik Brasil
EUA: Crise entre Qatar e países do golfo Pérsico pode levar 'muito tempo'
A Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Egito, no início de junho, romperam relações diplomáticas com Doha e suspenderam toda a comunicação com o Qatar, acusando-o de apoiar o terrorismo e de interferir nos assuntos internos deles. Mais tarde, outros países aderiram a essa decisão. Kuwait agiu como mediador na resolução do conflito. Posteriormente, os países árabes deram ultimato de dez dias ao Qatar para que ele cumpra todos os requisitos.

Mais anteriormente, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou que seu país é contra o isolamento do Qatar, acrescentando que continuaria reforçando as relações com o país e faria de tudo para pôr um fim na crise através do diálogo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала