K5 é um dos produtos, produzidos pela empresa Knightscope, no Vale do Silício. É um robô que por 6,25 dólares por hora (R$ 19,68) cumpre tarefas de patrulhamento graças a câmeras, sensores, raio laser e infravermelho. No complexo comercial do porto de Washington "trabalhava" uma destas máquinas.
O robô "foi contratado", mas não conseguiu suportar a pressão: a máquina de 136 quilos decidiu se jogar em uma fonte do prédio.
"Nosso escritório de Washington comprou um robô de segurança. Ele se afogou. Prometeram para nós carros voadores e, ao invés disso, recebemos robôs suicidas", brincou o usuário Bilal Farooqui em um tweet, que foi retuitado mais de 100 mil vezes.
Our D.C. office building got a security robot. It drowned itself.
— Bilal Farooqui (@bilalfarooqui) 17 de julho de 2017
We were promised flying cars, instead we got suicidal robots. pic.twitter.com/rGLTAWZMjn
Brendan Seerup, um especialista neozelandês em segurança informática também ironizou sobre a situação do robô ao escrever "Está tudo bem, robô de segurança. É um trabalho estressante, todos passamos por isso".
It's ok security robot. It's a stressful job, we've all been there. pic.twitter.com/LQbnntbCRm
— ✨💖 Sparkle Ops 💖✨ (@SparkleOps) 17 de julho de 2017
Segundo o jornal Washington Post, a empresa declarou que se tratava de um incidente isolado, cujas razões seriam investigadas. Mesmo assim, a companhia tratou a crise de seu produto com humor.
"‘Ouvi dizer que seres humanos podem se jogar na água com esse calor, mas nós, robôs, não podemos. Desculpem-nos', disse o K5 em seu comunicado oficial", escreveu a empresa em seu Twitter junto a um desenho do robô pronto para ir à praia.
BREAKING NEWS: "I heard humans can take a dip in the water in this heat, but robots cannot. I am sorry," said K5 in an official statement. pic.twitter.com/nWC4tubv9w
— Knightscope (@iKnightscope) 18 de julho de 2017
Outra usuária mostrou um memorial improvisado no lugar do incidente, que a Knightscope retuitou com orgulho. O "minuto de silêncio" apresentado tinha flores e fotos em homenagem ao K5.
#neverforget
— Leann Burr (@LeeLee0205) 18 de julho de 2017
Moment of silence for @iKnightscope #knightscope pic.twitter.com/8LXHAajFOF
Os brasileiros não ficaram de fora e, de forma cômica, falaram sobre os problemas do dia a dia.
se nem os robô tão aguentando mais imagina eu pic.twitter.com/RZbGKdWxAQ
— luscas (@luscas) 18 de julho de 2017