Ancara nega ter fornecido à mídia informações sobre bases dos EUA na Síria

© REUTERS / Umit BektasAncara
Ancara - Sputnik Brasil
Nos siga no
As autoridades turcas afirmaram não ter prestado informações à agência estatal Anadolu sobre a localização das bases militares norte-americanas na Síria, dizendo que o material foi obtido pela própria agência, comunicou o porta-voz do presidente turco, Ibrahim Kalyn.

Fuzileiros navais norte-americanos em al-Qaim, perto da fronteira síria, oeste do Iraque (Arquivo) - Sputnik Brasil
Zona fechada: agência turca revela dados secretos sobre bases americanas na Síria
Na véspera, o representante do Pentágono, Eric Pahon, disse à Sputnik que o Pentágono está preocupado com a publicação dos dados sobre a localização das bases norte-americanas na Síria, pois isso pode afetar as ações da coalizão internacional liderada pelos EUA contra os terroristas do Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia).

"Esta notícia [sobre as bases dos EUA na Síria] foi preparada pela agência Anadolu de forma independente. Sendo uma agência de notícias, pode escolher este tópico. Não tínhamos a mínima intenção de dar passos que pudessem ameaçar a segurança de nossos aliados", disse Ibrahim Kalyn em uma coletiva de imprensa em Ancara.

As relações entre os EUA e a Turquia se agravaram depois de os EUA começarem a entregar armamentos e veículos às milícias curdas que combatem os terroristas do Daesh na Síria. De acordo com a posição oficial turca, os grupos curdos na Síria estão ligados ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que tanto Ancara como Washington consideram uma organização terrorista.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала