"Quando a Crimeia se tornou Rússia, eu pensava que ela sempre foi russa. Eu estou aqui para conhecer a Crimeia e Yalta. Aqui não aconteceu uma guerra. Aqui foi realizado um referendo, no qual as pessoas afirmaram: 'queremos viver na Rússia'. Foi um processo orgânico e eu estou certo de que isso deveria ter sido feito", disse Kusturica neste domingo, em Yalta, antes do show de sua banda, The No Smoking Orchestra.
O presidente do Conselho Estatal da Crimeia, Vladimir Konstantinov, encontrou Kusturica, depois da apresentação da banda e propôs produzir um filme sobre os acontecimentos que marcaram a reintegração da península à Rússia, segundo revelou o chefe de governo da região em sua conta no Facebook.
"Propus ao Emir filmar um documentários sobre os acontecimentos durante a nossa 'primavera da Crimeia'. Espero verdadeiramente que isso de fato aconteça o mais breve possível", destacou o político.
Crimeia foi reintegrada à Rússia em março de 2014 após a realização de um referendo, no qual 97% dos eleitores apoiaram a causa. Kiev e parte da comunidade internacional não reconheceram a legalidade do pleito e adotaram sanções econômicas contra a Rússia.