Kusturica: Rússia resolverá crise síria antes de maio

© AP Photo / Antonio CalanniEmir Kusturica
Emir Kusturica - Sputnik Brasil
Nos siga no
No atual estado das relações internacionais, apenas a Rússia poderá colocar as coisas em ordem e dar um fim ao conflito sírio, conforme afirmou o famoso cineasta sérvio Emir Kusturica, em entrevista ao PolitNavigator.

Tomislav Nikolic - Sputnik Brasil
Presidente da Sérvia: situação na Síria é uma colisão entre concepções
Demonstrando grande otimismo, o autor de obras premiadas internacionalmente, como "Underground — Mentiras de Guerra" e "Quando Papai Saiu em Viagem de Negócios", disse que o governo sírio tem muita sorte por poder contar com o apoio da Rússia e de seu presidente, Vladimir Putin. Segundo ele, as Forças Armadas russas salvarão a Síria antes de maio, e, em seguida, a população da República Árabe terá a chance de decidir, através do voto, pela permanência de Bashar Assad no poder ou por um novo governante. 

"De maneira simples, ou você tem (sistemas) S-400 ou você não tem", afirmou Kusturica, destacando a qualidade singular do sistema de defesa antiaérea que a Rússia decidiu instalar na Síria no final do ano passado, após a derrubada de um avião russo, por um caça turco, que participava de operações de ataque contra posições terroristas no território sírio.

Para o cineasta, o resultado dos conflitos que provocaram o fim da Iugoslávia poderia ser outro caso um líder como Putin estivesse por perto na ocasião. De acordo com ele, os povos que formavam a antiga república certamente teriam tido a oportunidade de decidir democraticamente o seu destino se a guerra e as negociações na região, nos anos 1990, fossem como no caso da Síria, com a participação ativa da Rússia de Putin. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала