O presidente dos EUA sempre teve uma relação de amor e ódio com a China, acusando o país de manipular sua moeda durante a campanha (embora não como presidente) e reclamando de desequilíbrios comerciais.
I am very disappointed in China. Our foolish past leaders have allowed them to make hundreds of billions of dollars a year in trade, yet…
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 29 de julho de 2017
Estou muito desapontado com a China. Nossos tolos líderes do passado permitiram que eles fizessem centenas de bilhões de dólares por ano no comércio, ainda…
…they do NOTHING for us with North Korea, just talk. We will no longer allow this to continue. China could easily solve this problem!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 29 de julho de 2017
… eles não fazem NADA para nós com a Coreia do Norte, só falam. Não permitiremos que isso continue. A China poderia facilmente resolver esse problema!
No entanto, uma vez no cargo, Trump parecia querer agradar a força econômica asiática e depois de se encontrar com o presidente chinês Xi Jinping em abril em seu resort em Mar-a-Lago, declarou: "Nós fizemos um tremendo progresso em nosso relacionamento com a China. Estaremos fazendo muito progresso. A relação desenvolvida pelo presidente Xi e eu, eu acho que é excelente".
Mas o programa de testes da Coreia do Norte continua inabalável, com grandes avanços aparentemente demonstrados em um teste de 4 de julho do que pode ser no míssil balístico intercontinental e um teste adicional sobre o que mais avaliam como o mesmo míssil na sexta-feira.
A China, entretanto, disse que não é responsável pelas ações de Pyongyang e que países como os EUA e outros continuam a impor sanções unilaterais, está pressionando por diálogo e ação multilateral para resolver a crise em curso.
Trade between China and North Korea grew almost 40% in the first quarter. So much for China working with us — but we had to give it a try!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 5 de julho de 2017
O comércio entre a China e a Coreia do Norte cresceu quase 40% no primeiro trimestre. Tanto para a China trabalhando conosco — mas temos que tentar!
No dia 8 de julho, após a Cúpula do G20 em Hamburgo, Trump disse que teve um encontro muito produtivo com Xi no comércio e na Coreia do Norte. Três dias depois, lá foi o presidente americano reclamar dos chineses no Twitter outra vez.