O presidente Putin, ao receber a Parada, felicitou os marinheiros russos, lembrando que o estatuto de grande potência marítima foi alcançado pela Rússia graças à coragem dos marinheiros e oficiais da Marinha, ao talento dos construtores navais e às viagens ousadas dos desbravadores.
Da parada participou o navio-almirante da Frota do Norte – o cruzador nuclear de mísseis pesado Pyotr Veliky juntamente com o maior submarino nuclear do mundo Dmitry Donskoi.
Além deles, as águas do Neva foram cruzadas pelo cruzador Marshal Ustinov, o grande navio antissubmarino Vitse-Admiral Kulakov, as fragatas Admiral Makarov e Admiral Gorshkov, as corvetas Stoiky e Soobrazitelny, os navios de desembarque grandes Minsk, Ivan Gren e Aleksandr Shabalin, navios antissubmarino pequenos, caça-minas e lanchas de mísseis, de desembarque e de guerra antissubversiva.
Do desfile também participaram pela primeira vez navios chineses – o destróier Hefei, a fragata Yuncheng e o navio de abastecimento Lomahu. Os marinheiros chineses e russos realizaram juntos recentemente os exercícios Cooperação Marítima 2017 no Báltico.
Na parte aérea da parada foram apresentados caças embarcados Su-33K e MiG-29K, bombardeiros da aviação costeira Su-24M e Su-30SM, interceptores MiG-31BM, aviões antissubmarino Il-38 e Tu-142M, bem como helicópteros avançados Ka-52K, helicópteros embarcados Ka-27 e Ka-29 e de transporte e combate Mi-8 e Mi-24VP.