Jinping disse que o país nunca antes precisou de um exército tão forte quanto agora, em um momento de fortes tensões na Península Coreana, de disputas marítimas por ilhas e recursos naturais no sul da Ásia, e pela hegemonia global em tempos de isolacionismo dos EUA.
Xi: #PLA is capable of defeating all invading enemies & protecting China's national sovereignty, security & development interests #PLA90 pic.twitter.com/aLbKTt4zug
— People's Daily,China (@PDChina) 30 de julho de 2017
Xi Jinping inspecting his troops at the 90th anniversary of the founding of the Communist Party pic.twitter.com/FsCHs5dC5n
— SodaPop Joe (@BrandonFelsted) 30 de julho de 2017
O desfile, que ocorreu na base militar de Zhurihe, marca o 90º aniversário da fundação do Exército de Libertação do Povo (PLA, na sigla em inglês), que é celebrado formalmente em 1° de agosto, informou a agência de notícias chinesa Xinhua.
De pé em um jipe de teto aberto, o presidente chinês inspecionou as tropas. De acordo com a Xinhua, Xi nunca inspecionou tal desfile militar de grande escala.
Xi sublinhou que o PLA era capaz de derrotar todos os inimigos invasores e proteger os interesses nacionais de soberania, segurança e desenvolvimento do país.
O presidente também disse ter ordenado que o PLA siga a liderança absoluta do Partido Comunista, bem como para melhorar sua combatividade e modernizar as Forças Armadas.
Xi acrescentou que dentro de 90 anos o PLA superou todos os desafios que enfrentou e fez uma "façanha imortal" para ajudar o povo chinês a prosperar.
O PLA foi fundado em 1° de agosto de 1927, durante o levante de Nanchang contra o então partido Kuomintang. A guerra civil posterior resultou na fundação da República Popular da China na China continental, em 1° de outubro de 1949.