De acordo com Komarov, os parceiros se dão conta de que é preciso trabalharem juntos apesar das muitas decisões dos políticos que poderiam afetar de modo negativo a cooperação.
"É muito fácil tomar decisões precipitadas que romperiam a cooperação. Tanto nós, como os nossos parceiros, entendemos que isso nos levará para trás. Aa agências espaciais se dão conta que é preciso manter e continuar esta cooperação", disse Igor Komarov em entrevista ao canal Rossiya 24.
"O motivo por que eles aspiram a deixar de ser dependentes é a concorrência e a vontade de serem melhores que os parceiros. […] Entendemos que, na área das peças eletrônicas e outros aparelhos técnicos que produzimos, precisamos de desenvolver novas tecnologias, desenvolver novos foguetes, aparelhos espaciais e novos sistemas espaciais para avançarmos", afirmou.
O diretor da corporação russa também frisou que a cooperação entre as agências na Estação Espacial Internacional e no âmbito das pesquisas científicas ajuda os parceiros a avançarem juntos em sua área e a cooperarem eficientemente.