Noruega revela primeiro navio de carga não tripulado (VÍDEO)

© Foto / Youtube / KONGSBERG GruppenYara Birkeland, navio cargueiro porta-contêineres robótico
Yara Birkeland, navio cargueiro porta-contêineres robótico - Sputnik Brasil
Nos siga no
O mundo está louco por drones e robôs, mas a Noruega está na vanguarda, construindo navios de carga não tripulados que também terão emissões zero graças a motores elétricos.

Yara Birkeland é o nome do novo navio cargueiro porta-contêineres robótico que está sendo construído na Noruega por duas empresas. Segundo as previsões, o navio cargueiro eléctrico para transporte marítimo de curta distância será posto em funcionamento em 2018. No início, uma tripulação ainda estará presente no navio, mas em 2020 o navio passará para funcionamento autônomo (caso obtenha as autorizações necessárias).

Este navio moderno, que custa 25 milhões de dólares, é um projeto conjunto da empresa de fertilizantes Yara com a empresa Kongsberg Gruppen, especializada em alta tecnologia. Embora o navio seja três vezes mais caro que um navio de carga tradicional do mesmo tamanho, os custos operacionais serão reduzidos em 90 por cento, porque o navio elétrico não precisa de tripulação nem de combustível.

"Acreditamos que isso [o navio elétrico] é o futuro.  Achamos que isso pode ser muito importante", disse a representante da Yara, Kristin Nordal, ao jornal norueguês Aftenposten. De acordo com Nordal, a empresa planeja reduzir as emissões e tornar a produção o mais amiga do ambiente possível.

Espera-se que o chamado "Tesla dos mares", seja tripulado a partir de um centro de controle a bordo durante as primeiras viagens e depois seja controlado de forma autônoma via GPS. As possíveis colisões serão evitadas usando uma combinação de sensores.

O sistema antimíssil THAAD dos EUA - Sputnik Brasil
Jogo de espiões: China teria vigiado teste do sistema THAAD no Alasca a partir de navio
O Yara Birkeland circulará ao longo da costa norueguesa entre a fábrica da Yara e um porto maior, onde os contentores com fertilizantes serão carregados em navios de carga maiores para exportação.

Segundo o diretor executivo da Yara, hoje em dia a empresa transporta os contentores por terra e tem mais de uma centena de viagens de caminhão por dia. Usando o navio elétrico, a empresa conseguirá reduzir o ruído e poeira, melhorar a segurança rodoviária e cortar as emissões de óxido nitroso e dióxido de carbono.

De acordo com um representante da Yara, o Yara Birkeland é apenas o começo. A empresa planeja investir em navios não tripulados maiores e estabelecer rotas marítimas mais longas para os navios não tripulados, incluindo rotas transoceânicas.

Entretanto, a Noruega não é o único país que está investigando possibilidades de mercado para navios não tripulados. A empresa britânica Rolls-Royce Holding PLC planeja lançar navios robóticos em 2020, começando com rebocadores e balsas e, mais tarde, passar para navios de carga maiores que naveguem em águas internacionais.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала