Aleksei Podberezkin, diretor do Centro de Pesquisas Políticas e Militares da Universidade Estatal de Relações Internacionais de Moscou, comentou a situação ao serviço russo da Rádio Sputnik.
O especialista sublinha que agora nenhum sistema de mísseis da Coreia do Norte é capaz de representar uma ameaça séria para os EUA. Em teoria, dentro de 2 ou 3 anos, um míssil norte-coreano poderia atingir os EUA, mas agora só há especulações artificiais que os EUA usam para endurecer as sanções.
"Sim, é verdade que a Coreia do Norte tem a maior frota de submarinos na região. A quantidade deles é maior do que a da Rússia, dos EUA, da China e do Japão na região. Mas outra questão é a qualidade destes submarinos e que eles podem ser rapidamente eliminados", disse o especialista.
"A Coreia do Norte não tem tecnologias militares únicas e não pode tê-las. Na realidade, apenas 3 a 5 países no mundo podem ter tecnologias militares originais. Mais do que isso, apenas em determinadas áreas. Apenas os grandes países podem desenvolver tecnologias militares", concluiu o especialista, dizendo que no mundo agora nesse sentido lideram os EUA.