Lembramos que o Irã, no verão de 2016, já permitiu à Força Aeroespacial da Rússia usar a base aérea de Noje, em Hamadã, para atacar as posições do Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia e muitos outros países) na Síria.
O Líder Supremo do Irã, Ali Khamenei, aprovou essa cooperação militar entre a Rússia e o Irã. Pois, será mesmo possível a criação de uma base militar permanente da Rússia no Irã?
O especialista ressaltou que a Rússia é "a única potência mundial justa que se opõe à política expansionista e despótica dos EUA", dizendo que os últimos, através da introdução de sanções e através da criação de crises tentam enfraquecer a influência da Rússia, mas sem grandes êxitos.
"As bases dos EUA por todo o mundo representam uma ameaça não só para a segurança nacional da Rússia, mas também para uma série de países aliados de Moscou. Sem dúvida, em tais condições a Rússia tem toda a razão para tomar medidas preventivas – instalar seus sistemas de defesa antiaérea e antimíssil e usar bases em cooperação com seus aliados para conter a ameaça norte-americana", disse.
O cientista político russo e especialista em questões do Irã, Nikolai Kozhanov, disse à Sputnik Persa que a Guerra Fria já acabou e que não é viável criar bases militares russas em todos os lugares onde há bases norte-americanas.
"Não estamos em estado de 'guerra fria', apesar de os políticos estarem sempre falando sobre isso. Por isso, uma tal imposição da confrontação como nos tempos soviéticos é uma loucura, para não dizer mais", disse ele.