Quais são os 5 erros que Donald Trump ainda não cometeu? Especialista responde

© AFP 2023 / JIM LO SCALZO / EPA POOLPresidente dos EUA Donald Trump durante discurso na sessão do Congresso dos EUA
Presidente dos EUA Donald Trump durante discurso na sessão do Congresso dos EUA - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente dos EUA, Donald Trump ainda não deu alguns passos perigosos na área da política exterior, no entanto, com o tempo ele pode empreender essas ações e, assim, cometer erros graves, opina o professor da Universidade de Harvard, Stephen Walt.

Presidente russo, Vladimir Putin, e presidente norte-americano, Donald Trump, durante a cúpula do G20 em Hamburgo - Sputnik Brasil
Parece que o jogo virou: Rejeição a Trump aumenta entre os cidadãos russos
No site oficial da revista Foreign Policy, o autor escreve que, depois da tomada de posse, o presidente estadunidense já cometeu muitos erros quanto à política exterior. Mas, em relação a uma série de questões, Donald Trump ainda tem sido capaz de evitar falhas que podem levar a consequências graves.

Ao mesmo tempo, Stephen Walt não exclui que Trump esteja pensando em dar alguns passos perigosos para tentar distrair a atenção de fracassos da sua Administração na política interna.

Conforme o ponto de vista do professor, o maior erro do presidente norte-americano será o uso de meios militares para resolver a crise norte-coreana. É muito provável que tais ações por parte dos EUA levem a uma guerra em grande escala na região.

US Präsident Donald Trump und sein Kollege aus Frankreich Emmanuel Macron bei der Konferenz in Paris - Sputnik Brasil
'Contra influência maligna iraniana', Trump e Macron discutem aumentar cooperação na Síria
A segunda falha de Donald Trump poderá ser a saída do Plano de Ação Conjunto Global (o acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano). A revista lembra que esse acordo foi duramente criticado por Donald Tump ainda durante sua campanha eleitoral.

O especialista destaca que, além de uma guerra "normal", Trump deve evitar conduzir guerras comerciais e aplicar medidas protecionistas que, em sua opinião, terão consequências negativas para a economia mundial.

Além disso, a introdução de tropas adicionais no Afeganistão, apoiada por uma série de militares americanos, pode se tornar mais um erro potencial do líder dos EUA. Apesar de durante sua campanha eleitoral Donald Trump se ter manifestado contra qualquer interferência do país nos conflitos no Oriente Médio, atualmente parece que sua posição já não é tão firme, diz o professor.

Por fim, o último dos maiores erros na área da política exterior que Trump ainda não cometeu é a entrega de armamentos americanos a Kiev, acredita Wolt. Em sua opinião, isso resultará apenas na escalada de tensões entre Washington e Moscou.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала