Tropas da OTAN na Polônia não representam ameaça para Moscou, diz chanceler polonês

© REUTERS / Kacper PempelExército polonês em exercício com tropas da OTAN no país, em 2016
Exército polonês em exercício com tropas da OTAN no país, em 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
A transferência de militares da OTAN para a Polônia não representa uma ameaça aos interesses de Moscou, mas é uma resposta à crescente presença da Rússia na região, disse o ministro das Relações Exteriores polonês, Witold Waszczykowski, em entrevista à RIA Novosti.

"É um símbolo, é um sinal de determinação para defender a nossa parte da Europa. Nós entramos na OTAN em 1999, há 18 anos. E por 17, 18 anos não tivemos a presença de tropas da OTAN no território da Polônia, nos países bálticos ou na outra parte do flanco oriental [da Aliança]. Desde o início deste ano, temos a presença de tropas", disse o diplomata.

Bandeira de Polônia - Sputnik Brasil
Golpe de Estado na Polônia: pode o país europeu repetir o destino da Ucrânia?
Waszczykowski acrescentou que a a presença dos militares é um símbolo de determinação da OTAN em proteger seus países de "algum tipo de incidente, um incidente no estilo da Crimeia".

O chanceler também afirmou que a presença dos militares é apenas uma resposta ao aumento do poderio militar russo nas proximidades do território polonês. "Não é que estamos criando o problema, estamos reagindo", disse.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала