O Serviço de Imprensa MIA Rossiya Segodnya anunciou os vencedores do concurso Internacional de Fotojornalismo Andrei Stenin 2017. Os vencedores da categoria "Principais notícias" foram os fotojornalistas Fandulvazi Dzhajklo (África do Sul) com a fotorreportagem "Protestos na cidade de Grabe" e Alejandro Martinez Velez (Espanha) com a penetrante série fotográfica "Refugiados em Belgrado".
Na categoria "O Meu Planeta", a fotografia "Cultura da selfie" cheia de cor e textura, da sérvia Elena Jankovich, levou o primeiro lugar, bem como a série fotográfica do jornalista russo Pavel Volkov "A Outra Realidade" sobre um homem que escolheu viver longe das grandes cidades.
Na nomeação "Retrato. Heróis do nosso tempo", fotojornalistas da Rússia e da Itália roubaram a cena. Mais precisamente, a russa Valentina Egorshina, pelo "Rosto do Passado", que convoca o tema do centenário da Revolução de 1917, já entre as séries fotográficas desta nomeação, o fotojornalista italiano Danilo Garcia Di Meo, intitulado "O quê?", sobre a coragem e vontade de viver da jovem italiana Ambre, levou o primeiro lugar.
"A geografia do concurso aumenta a cada ano. Em 2017, o concurso contou com a participação de jovens fotojornalistas de 76 países. Os trabalhos deste ano, os premiados do concurso, comprovaram, mais uma vez, que os jovens fotojornalistas reagem de forma muito precisa ao que é mais importante e significativo, ao que está acontecendo na vida das pessoas, dos países, no mundo em geral. E refletem a realidade em imagens fotográficas amplas e expressivas", mencionou Aleksandr Shtol, diretor da agência de informação fotográfica da MIA Rossiya Segodnya.
Segundo os parceiros das nomeações, os melhores trabalhos foram: a fotografia "O Sonho Europeu" de Anna Panteliya (Grécia) e a série fotográfica "Refugiados em Belgrado" de Alejandro Martinez Velez (Espanha), na categoria de "Principais notícias", que receberam um prêmio especial do Comitê Internacional da Cruz Vermelha "Pela fotografia humanitária"; a fotografia "Teatro sem limites" de Anar Movsumov (Rússia) na categoria "O Meu Planeta" que recebeu prêmio especial de Shanghai Joint Media Group (SJMG); a série fotográfica "O Grito Silencioso", de Shahnevaz Khan (Bangladesh), que foi premiada pela Al-Mayadin TV.
A lista completa dos vencedores do concurso foi publicada na página stenincontest.com. A cerimônia para atribuição dos prêmios e abertura da exposição terá lugar no dia 7 de setembro de 2017 no Centro de Fotografia dos Irmãos Lumière, onde será anunciado quem será o grande vencedor do concurso "Grand prix". MIA Rossiya Segodnya coordena o concurso, juntamente com a Comissão da Federação da Rússia na UNESCO.
O concurso internacional Andrei Stenin tem por objetivo apoiar jovens fotógrafos, bem como atrair a atenção pública para as tarefas do fotojornalismo contemporâneo. Esta é uma plataforma para jovens fotógrafos, sensíveis, talentosos e abertos à novidade e com olhar único para o que está acontecendo em todos os lugares do mundo.
Os parceiros internacionais das categorias do concurso em 2017 são: o canal Al Mayadeen TV, Shanghai United Media Group (SUMG) e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha.