Concurso Andrei Stenin nomeia os melhores jovens fotógrafos de 2017

© Sputnik / Vladimir Astapkovich / Acessar o banco de imagensUm visitante durante a abertura da exposição de vencedores do concurso Andrei Stenin de fotojornalismo em Moscou
Um visitante durante a abertura da exposição de vencedores do concurso Andrei Stenin de fotojornalismo em Moscou - Sputnik Brasil
Nos siga no
Em 2017, a terceira edição do concurso recebeu 5.000 trabalhos de 76 países em quatro categorias: "Principais notícias", "Esporte", "O Meu Planeta" e "Retrato. Herói do nosso tempo".

O Serviço de Imprensa MIA Rossiya Segodnya anunciou os vencedores do concurso Internacional de Fotojornalismo Andrei Stenin 2017. Os vencedores da categoria "Principais notícias" foram os fotojornalistas Fandulvazi Dzhajklo (África do Sul) com a fotorreportagem "Protestos na cidade de Grabe" e Alejandro Martinez Velez (Espanha) com a penetrante série fotográfica "Refugiados em Belgrado".

Na categoria "O Meu Planeta", a fotografia "Cultura da selfie" cheia de cor e textura, da sérvia Elena Jankovich, levou o primeiro lugar, bem como a série fotográfica do jornalista russo Pavel Volkov "A Outra Realidade" sobre um homem que escolheu viver longe das grandes cidades.

Na opinião dos internautas, a “Vendedora de Algodão Doce”, do jornalista fotográfico Tabyldy Kadyrbekov, é o melhor trabalho do concurso Andrei Stenin - Sputnik Brasil
Concurso de fotografia Andrei Stenin: a Internet votou na foto 'para a posteridade'
Na categoria "Esporte", os primeiros lugares foram ocupados por participantes fotojornalistas russos de Moscou, Vladivostok e Veliky Novgorod. O primeiro lugar desta categoria foi dado a Konstantin Chalabov, de Novgorod, pela fotografia "O Adepto Elegante", trabalho que reflete momento histórico dos Jogos Olímpicos de verão no Rio de Janeiro, e também a Alexey Filippov, de Moscou, pela série fotográfica "Na ponta dos dedos" sobre vitórias e superações em um das mais belas modalidades esportivas – a ginástica.

Na nomeação "Retrato. Heróis do nosso tempo", fotojornalistas da Rússia e da Itália roubaram a cena. Mais precisamente, a russa Valentina Egorshina, pelo "Rosto do Passado", que convoca o tema do centenário da Revolução de 1917, já entre as séries fotográficas desta nomeação, o fotojornalista italiano Danilo Garcia Di Meo, intitulado "O quê?", sobre a coragem e vontade de viver da jovem italiana Ambre, levou o primeiro lugar.

"A geografia do concurso aumenta a cada ano. Em 2017, o concurso contou com a participação de jovens fotojornalistas de 76 países. Os trabalhos deste ano, os premiados do concurso, comprovaram, mais uma vez, que os jovens fotojornalistas reagem de forma muito precisa ao que é mais importante e significativo, ao que está acontecendo na vida das pessoas, dos países, no mundo em geral. E refletem a realidade em imagens fotográficas amplas e expressivas", mencionou Aleksandr Shtol, diretor da agência de informação fotográfica da MIA Rossiya Segodnya.

Visitante na exposição de fotos que foram premiados no Concurso Jornalístico Fotográfico Internacional Andrei Stenin 2015, Moscou, Rússia - Sputnik Brasil
Concurso de fotos Andrei Stenin divulga lista curta
No âmbito do concurso de 2017 foram criados prêmios especiais para os participantes em três categorias: "Principais notícias", "O meu planeta" e "Retrato. Herói do nosso tempo", bem como foram acrescentados novos parceiros ao grandioso concurso, entre eles Shanghai United Media Group (SUMG), a holding árabe de informação Al Mayadeen TV, e também uma das maiores organizações humanitárias do mundo, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

Segundo os parceiros das nomeações, os melhores trabalhos foram: a fotografia "O Sonho Europeu" de Anna Panteliya (Grécia) e a série fotográfica "Refugiados em Belgrado" de Alejandro Martinez Velez (Espanha), na categoria de "Principais notícias", que receberam um prêmio especial do Comitê Internacional da Cruz Vermelha "Pela fotografia humanitária"; a fotografia "Teatro sem limites" de Anar Movsumov (Rússia) na categoria "O Meu Planeta" que recebeu prêmio especial de Shanghai Joint Media Group (SJMG); a série fotográfica "O Grito Silencioso", de Shahnevaz Khan (Bangladesh), que foi premiada pela Al-Mayadin TV.

A lista completa dos vencedores do concurso foi publicada na página stenincontest.com. A cerimônia para atribuição dos prêmios e abertura da exposição terá lugar no dia 7 de setembro de 2017 no Centro de Fotografia dos Irmãos Lumière, onde será anunciado quem será o grande vencedor do concurso "Grand prix". MIA Rossiya Segodnya coordena o concurso, juntamente com a Comissão da Federação da Rússia na UNESCO.

O concurso internacional Andrei Stenin tem por objetivo apoiar jovens fotógrafos, bem como atrair a atenção pública para as tarefas do fotojornalismo contemporâneo. Esta é uma plataforma para jovens fotógrafos, sensíveis, talentosos e abertos à novidade e com olhar único para o que está acontecendo em todos os lugares do mundo.

Os parceiros internacionais das categorias do concurso em 2017 são: o canal Al Mayadeen TV, Shanghai United Media Group (SUMG) e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Um visitante durante a abertura da exposição de vencedores do concurso Andrei Stenin de fotojornalismo em Moscou - Sputnik Brasil
Exposição dos vencedores do concurso Andrei Stenin de fotojornalismo abre em Moscou
Os parceiros gerais informativos do concurso são: o site de notícias Vesti.ru, o canal estatal russo Rossiya-Kultura, o site de notícias KP.ru, o portal ZhurDom e o portal Russian Photo. Os parceiros internacionais informativos são os seguintes: a agência de notícias e rádio Sputnik, a agência de notícias Askanews, a agência de notícias EFE, a agência ANTARA FOTO, a holding midiática Independent Media, a agência de notícias Notimex, o canal de televisão e site RT, ANA, The Royal Photographic Agency, o Shanghai United Media Group (SUMG), a agência de notícias Xinhua, a agência de notícias ANDES, o canal de televisão Al Mayadeen. Os parceiros informativos por parte da indústria são: a Academia de Fotografia, a agência GeoFoto, o portal Photo-study.ru, a Associação dos Jornalistas de Moscou, o jornal online Bleek Magazine, a Associação dos Fotógrafos Artísticos de Moscou, o portal de notícias YOung JOurnalists e os festivais PhotoVisa e Fotoparad v Ugliche.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала