Segundo os dados da edição, a empresa que vencer o concurso deverá construir estruturas para realizar exercícios em condições urbanas na base de treinamento militar de Bulboaca. O preço das obras atinge 250 mil dólares (R$ 785 mil).
"Considero isto como mais uma provocação do lado do governo moldavo. A construção de infraestruturas militares deve ser coordenada com o presidente do país, que ao mesmo tempo é o comandante supremo. Esta questão não foi coordenada conosco. Vamos esclarecer", disse Dodon.
Respondendo à pergunta se ele quer bloquear as intenções dos EUA, Dodon responde que vai fazer isso "sem dúvida, mas primeiro é preciso esclarecer de que se trata".
O presidente moldavo tem repetidamente declarado que está contra a realização dos exercícios conjuntos da Moldávia com países-membros da OTAN e que é contra a adesão do seu país à Aliança.
O vice-premiê russo, Dmitry Rogozin, expressou a opinião que o início da construção das instalações militares em questão significa que os EUA começaram a preparar agentes sabotadores e de forças especiais da Moldávia para intervirem, caso aconteça um conflito com a república não reconhecida da Transnístria.